SISEPNAT - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natividade

Reunidos em assembleia geral nesta quinta-feira (27/06), os servidores municipais, apesar do prolongamento excessivo da mesma, aprovaram a proposta de continuar insistindo no processo de negociação do reajuste salarial.

A decisão foi tomada em função do Prefeito já ter encaminhado à Câmara de Vereadores uma proposta de 5%, que seria votada já na terça passada e ser paga neste mês de junho, mas a votação acabou por se adiada, visto que o processo de negociação pela reforma dos Planos de cargos ainda está em andamento.

Na assembleia ficou claro que por um lado há uma dificuldade de equacionamento dos Planos de cargos, devido ao impacto financeiro alto, o que inviabiliza a implementação dos mesmos com rapidez e que por outro lado, para deflagração de um processo de greve ou paralização por tempo determinado é preciso que as negociações não estejam acontecendo. Assim, os presentes optaram pela proposta de lutar pelo aumento do percentual de reajuste proposto de, 5% para 10% também retroativo as datas bases (janeiro Professores, março demais servidores).

Mas por insistência da Diretoria do Sindicato foi aprovado também que a discussão do Planos de cargos deve prosseguir e com pressão para que seja implementado a partir de janeiro do ano que vem, com o impacto previsto naquele orçamento.

Esta proposta tem uma lógica - acabar com as perdas salariais acumuladas em mais de 22%, da seguinte forma: 10% de reajuste neste ano e, no mínimo mais 10% de ajuste médio em janeiro próximo, quando da implementação do plano. Isto porque ano que vem, é ano eleitoral e há impedimentos para a concessão de reajustes salariais.

Planejamento das ações. Este é o foco do sindicato para que as assembleias sejam produtivas e tragam resultados para a categoria, só assim é possível continuar mobilizando mais e mais servidores a participarem.

Quanto ao plano de carreiras do magistério, o Sindicato divulgará uma nota em separado, devido à complexidade da discussão e da ação judicial movida pelo Ministério Público, ação esta na qual o Sindicato participa visando resolver de vez o problema do Piso dos Professores.

Esta ação visa o pagamento do Piso Mínimo Nacional aos Professores conforme determina a lei federal 11.738/2008 que não vem sendo cumprida.

Mais dados sobre o reajuste e o conserto/reformas do plano serão divulgados no site do sindicato para que o processo fique completamente transparente e com a efetiva participação dos servidores que tiverem interesse em acompanhar de perto o processo de negociação.

Sindicato dos Servidores Municipais de Natividade